Viver sob a influência do arquétipo de "Hera"



O arquétipo de Hera só se manifesta nas mulheres na segunda metade da vida. Basicamente a mulher-Hera quer duas coisas: igualdade e parceria. Para justificar suas aspirações tenderá  enfatizar o conceito de dever no seu casamento. A esposa-Hera é muito extrovertida, o que significa dizer que é muito sociável, gosta de interagir com outras pessoas. Ela foi criada para sentar-se ao trono ao lado do marido. Aquela história de que atrás de um homem existe uma grande mulher, é a mais pura verdade e ela é uma Mulher-Hera. O que acontece entretanto, que raras as vezes políticos e governantes aceitam  compartilhar seu poder com suas esposas, o que pode levá-las à completa frustração.

Quando os gregos começaram a mencionar e documentar os conflitos conjugais entre Zeus e Hera, estivessem aludindo as tensões que podem nascer não apenas do relacionamento entre os sexos no casamento, mas também da inevitável desproporção entre o poder público e o poder privado. Por debaixo desta dinâmica é fácil visualizar as rixas entre Hera e Zeus.

Desde a época das "Mulheres Megéricas de Shakespeare, a mulher-Hera tem assombrado a sociedade. Os psicanalistas as chamam de "mulheres fálicas", que esboçam uma associação psicológica com a mulher-Amazona. Caso seu impulso fálico seja desdenhado por uma parceria desigual, ela entra em colapso, poderá perder o controle e acabar sendo impelida por aquilo que deseja controlar. Os junguianos denominam este fato como "possessão de animus", quando o lado masculino frustrada da mulher, destrutivamente governa os vários aspectos de sua vida íntima. Quem teve a oportunidade de ver o filme "Atração Fatal", sabe a que me refiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário